Blog

home > blog

Adicional de Periculosidade Sobre Horas de Voo

O salário do Aeronauta é composto, basicamente, do salário fixo e a remuneração variável, compreendida esta nas Horas de Voo realizadas, comumente, quando excedentes à 54ª hora voada.

No entanto, o Adicional de Periculosidade, quando pago pela empresa, caso notório da GOL, com frequência não é considerado para cálculo da remuneração variável, limitando-se a sua incidência para a percepção da parcela fixa.

Ocorre que as horas de voo são, para todos os efeitos, assemelhadas às horas extraordinárias, pois de igual forma são consideradas pela jornada excedente àquela remuneração pelo salário fixo.

Diante desta aplicação por analogia, nos termos da súmula 132, item I, do Tribunal Superior do Trabalho, o adicional de periculosidade pago em caráter permanente deve repercutir na base de cálculo de tais horas.

Tais situações já foram enfrentadas pelo Poder Judiciário inúmeras vezes, chegando diversos julgados ao Tribunal Superior do Trabalho, que pacificou seu entendimento. Nas palavras do Ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, no recente julgamento do AIRR 2810-81.2012.5.02.0054, em 03.04.2020, destacou:

“Segundo entendimento pacífico desta Corte Superior, o adicional de periculosidade deve incidir na base de cálculo das horas variáveis, porquanto o risco inerente às atividades de aeronauta não se limita à jornada fixa de voo, devendo, pela mesma razão, estender-se para as horas variáveis, quando realizadas as mesmas atribuições, aplicando-se, por analogia, a diretriz da Súmula 132/TST.”

É preciso estar atento não só às mudanças legislativas e de normas coletivas, mas também ao entendimento dos casos pertinentes que chegam ao Poder Judiciário. 

Contamos com uma equipe especializada para todos os ramos do Direito para dar suporte jurídico aos Aeronautas, em especial no Direito do Trabalho, área bastante específica que requer notório conhecimento técnico da legislação aplicável e da realidade vivida pela categoria.

Clique no banner abaixo caso deseje fazer uma consulta com nossa equipe de advogados.

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter
Telegram
Email
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Cookies e Política de Privacidade

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços. Ler a Política de Privacidade