Ellen Church: A primeira comissário de Bordo

Ellen Church: A primeira comissário de Bordo

Ellen Church tournou-se em 15 de maio de 1930,  a primeira aeromoça, agora mais comumente intitulada de Comissária de bordo, em um voo da Boeing Air Transport de Oakland, da Califórnia, para Chicago, Illinois.

Enfermeira registrada e piloto de avião licenciada, Ellen Church havia abordado Steve Simpson na Boeing Air Transport (mais tarde, United Air Lines) para indagar sobre a sua contratação como piloto. Simpson recusou.
Quando seu pedido foi negado, ela sugeriu que a companhia aérea colocasse enfermeiros(as) registrados(as) a bordo dos aviões da BAT para cuidar dos passageiros. Ela foi contratada para recrutar e treinar sete mulheres adicionais como aeromoças. Por causa do tamanho da cabine e das limitações de transporte de peso daqueles primeiros aviões de passageiros, eles estavam limitados a uma altura de 5 pés, 4 polegadas (1,63 metros) e peso máximo de 115 libras (52,2 kg). Eles eram obrigados a ser enfermeiros registrados, mas não podiam ter mais de 25 anos de idade. Seu salário era de US $ 125,00 por mês (aproximadamente US $ 1.755 em dólares de 2017).

Ellen Church trabalhou para a BAT por cerca de 18 meses, até que ela foi ferida em um acidente de carro. Depois de se recuperar, ela retornou à sua carreira de enfermagem.

A história de Ellen Church

Ellen Evalyn Church nasceu em Cresco, Iowa, em 22 de setembro de 1904. Ela foi a segunda de duas crianças de Gaius Windsor Church, um agricultor, e de Isabella Johnstone Church, uma imigrante da Escócia. Depois de se formar na Cresco High School, Ellen Church estudou enfermagem na Universidade de Wisconsin. Ela também teve aulas de vôo e se tornou um piloto de avião licenciada.

Depois de se qualificar como Enfermeira Registrada (RN), Ellen Church foi para San Francisco, Califórnia, onde foi contratada pelo Hospital Francês. Foi lá que ela conheceu o Sr. Simpson.

Após seu acidente em 1932, a Ellen Church retornou à Universidade de Wisconsin e formou-se em enfermagem. Em 1936, tornou-se supervisora ​​de pediatria no Milwaukee County Hospital, em Milwaukee, Wisconsin. Em 1940, ela era supervisora ​​de enfermagem do hospital.

Em maio de 1940, a srta. Church apareceu em uma série de fotografias comparando o uniforme da Boeing Air Transport, da aeromoça de 1930, com a de uma aeromoça “moderna” da United Air Lines. As fotos incluíram um novo avião Douglas DC-3.

Ellen E. Church se alistou no Exército dos Estados Unidos, em 5 de dezembro de 1942, entrando em serviço em Louisville, Kentucky, onde ficava a Escola de Evacuação Aérea da Força Aérea do Exército dos EUA. Ela treinou como enfermeira de vôo e foi contratada como tenente e enfermeira, das forças aéreas do exército dos Estados Unidos. Ela também foi responsável pelo treinamento de outros(as) enfermeiros(as).

A tenente Church foi enviada para o norte da África em 8 de fevereiro de 1943, cuidando dos soldados evacuados por via aérea do norte da África e das áreas do Mediterrâneo. Ela serviu nas zonas de combate da Tunísia, Sicília, Itália, a invasão da Normandia e da Renânia. Ela foi promovida ao posto de capitã.

A Capitã Church retornou aos Estados Unidos, chegando por via aérea a bordo de um transporte militar no Aeroporto La Guardia, Nova York, Nova York, em 10 de setembro de 1944. Foi liberada do serviço militar em 18 de junho de 1946.

Por seu serviço militar, a Capitã Church recebeu a Medalha de Ar, a Medalha de Campanha Europeu-Africano-Médio-Oriental com sete estrelas de campanha e a Medalha de Vitória da Segunda Guerra Mundial.
Retornando à sua carreira civil, Ellen Church tornou-se Administradora do Hospital Union Hospital, Terra Haute, Indiana.

Ellen Church casou-se com Leonard Briggs Marshall, presidente do banco, em Indianópolis, Indiana, em 11 de setembro de 1964.

Enquanto andava a cavalo em 27 de agosto de 1965, Ellen Church Marshall caiu e sofreu uma grave lesão na cabeça. Ela foi levada para o Union Hospital, onde morreu cerca de seis horas depois. Seu corpo foi enterrado no cemitério Highland Lawn Cemetery, em Terre Huate, Indiana.

O legado de Miss Church

Ellen churchEm 2019, muitos anos depois de sua morte podemos ver o grande legado de Miss Church não só para a entrada de mulher na aviação, como as comissárias de bordo e pilotos, mas também em toda uma mudança nos voos e nas companhias aéreas.

Uma mulher que “criou” toda uma profissão que se tornou essencial e hoje é uma das profissões mais procuradas por homens e mulheres que desejam ingressas na aviação.

Nossa lembrança e gratidão a Ellen Church, primeira comissária de bordo da aviação.

Aposentadoria especial dos aeronautas