Aposentadoria especial dos monitores/agentes da FASE/Febem.

Revisão da Aposentadoria especial dos Monitores / Agentes Socioeducativos da FASE (antiga FEBEM)

 

Seguem as 10 dúvidas mais comuns quando falamos em revisão da aposentadoria dos monitores / agentes socioeducativos da FASE (antiga FEBEM):

1) Eu já sou aposentado, posso revisar a minha aposentadoria para aumentar o valor?
Sim. Todo o aposentado tem chance de ter algum direito que foi descumprido pelo INSS e, portanto, ter direito de revisar a sua aposentadoria para aumentar o valor.

2) Em quais situações eu tenho direito de revisar a minha aposentadoria especial para monitores da FASE/FEBEM?
Várias são as possibilidades de revisar uma aposentadoria.
Citamos, como exemplo, as 02 (duas) mais comuns:
– Ter tido uma ação trabalhista que tenha garantido direitos trabalhistas e verbas salariais;
– Ter se aposentado sem o reconhecimento das atividades especiais, como, por exemplo, a atividade de monitor(a) / agente socioeducativo;

3) A função dos monitores / agentes socioeducativos é considerada uma atividade especial?
Sim. A atividade de monitor / agente socioeducativo é considerada uma atividade especial em razão dos riscos da atividade, da periculosidade, inerente a função. Em alguns casos, soma-se a periculosidade aos riscos de contágio biológicos, quando o monitor tem contato com menores portadores de doenças infecto contagiosas. É importante que todas as atividades do agente estejam bem descritas no formulário PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que é o documento utilizado para comprovar a atividade especial.

4) Trabalho a alguns anos como agente socioeducativo, mas não alcancei os 25 anos de tempo de serviço, portanto NÃO me aposentei pela Aposentadoria Especial. Mesmo assim eu posso revisar a minha aposentadoria para aumentar o valor?
Sim. Muito provavelmente você tenha direito de revisar a sua aposentadoria, pois o tempo de agente socioeducativo dificilmente será reconhecido como especial pelo INSS. Portanto, buscando na justiça o reconhecimento do tempo de monitor como especial terá um aumento do tempo total e, portanto, diminuirá o fator previdenciário, aumentado assim o valor mensal da aposentadoria. Em alguns casos, como a aposentadoria proporcional, o valor quase dobra.

5) Se eu revisar a minha aposentadoria, corro o risco de ter a aposentadoria suspensa ou cancelada?
Não. Em hipótese alguma você terá a sua aposentadoria suspensa ou cancelada. Uma vez aposentado, sempre aposentado.

6) Caso eu revise a minha aposentadoria e consiga a Aposentadoria Especial dos monitores e agentes da FASE/FEBEM, terei de sair do meu emprego?
Atualmente não. A justiça vem garantindo o direito do aposentado pela especial continuar trabalhando na mesma função. Isto porque a Constituição Federal protege o direito ao trabalho e, portanto, se sobrepõe a lei 8.213/91 das aposentadoria.

7) Quanto tempo eu tenho para entrar com o pedido de revisão da minha aposentadoria especial dos monitores da fase/febem?
A regra geral é de que o período é de até 10 anos. Porém, não há motivos para esperar o tempo passar, pois podemos buscar apenas os últimos 5 anos. Ainda, a exceção acontece quando o aposentado não apresentou o PPP ou outro documento equivalente para o INSS. Nestes casos o tempo pode ultrapassar os 10 anos que mesmo assim o aposentado poderá revisar a aposentadoria.

8) Caso eu ganhe a revisão e aumente o valor da minha aposentadoria, eu receberei todas as diferenças?
Sim, a regra geral é de que ganhará as diferenças dos últimos 05 anos antes da data de entrada da ação na justiça.

9) Aonde devo fazer o pedido de revisão?
Deve levar até um advogado especialista na questão para melhor análise do caso, pois os processos serão protocolados ou no INSS ou na justiça. Lembrando que o INSS não reconhece o trabalho do agente socioeducativo como especial.

10) Quanto tempo demora o processo de revisão?
O processo depende de caso a caso. Mas podemos traçar 03 anos como um tempo médio de demora, do início ao final do processo.

Procurando advogado previdenciário em Canoas e região? Entre em contato com a equipe da Mesko Dias Advogados e tire suas dúvidas sobre aposentadoria especial dos monitores e agentes da fase.