Reconhecida a atividade especial de mecânico de aeronaves por exposição a agentes químicos

Reconhecida a atividade especial de mecânico de aeronaves por exposição a agentes químicos

O juiz federal Francisco Donizete Gomes, da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, reconheceu a especialidade na atividade de mecânico de manutenção de aeronaves por exposição a agentes químicos, compostos por hidrocarbonetos aromáticos derivados de petróleo.

Referiu o magistrado, que os hidrocarbonetos aromáticos tem como elemento base o benzeno, que é classificado como reconhecidamente cancerígeno pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos e consta na Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos – LINACH, publicada pela Portaria Interministerial MPS/TEM/MS nº 9 de 07/10/2014.

O benzeno também é largamente conhecido por atingir fígado, rins, pulmões, coração e cérebro, podendo causar, inclusive, quebra da cadeia de DNA, provocando danos cromossômicos e, via de consequência, diversos tipos de câncer.

Na manutenção de aeronaves, são utilizados vários óleos minerais lubrificantes e solventes que contém hidrocarbonetos aromáticos, e consequentemente contém benzeno. Não existe níveis seguros para a exposição a tais agentes, caso estes estejam presentes no ambiente de trabalho, a atividade exercida deve ser caracterizada como especial.

Assista no Youtube:

Assista no Instagram: