Auxílio-doença negado. E agora?

É uma situação bastante frustrante para o segurado, quando no momento de maior necessidade de um auxílio, a autarquia previdenciária vem a negar o devido apoio. Mas o que é necessário fazer ao estar diante de uma negativa ou recusa ao auxílio-doença?

É sabido que o INSS tem negado demasiadamente a concessão dos direitos dos segurados, mesmo com a realização da perícia médica. Diante disso, por estarmos falando de dinheiro para cobrir as necessidades básicas de alguém que não está em condições de retornar ao trabalho, é preciso agir com cautela ao buscar orientações com profissionais especialistas em Direito Previdenciário neste tipo de demanda.

Uma delas seria o recurso administrativo, sendo este meio o mais fácil, mas não o melhor. Isso porque, dificilmente o INSS irá revisar uma decisão do seu próprio médico perito. Para ser concedido o pedido de recurso, este deve ser muito bem instruído, por isso também a importância de um bom advogado.

A melhor opção nestes casos seria ingressar com a ação judicial, onde poderá ser solicitado perícia medica judicial, onde um profissional especialista na patologia e nas consequências para as atividades laborais que atingem o segurado será escolhido. Quando bem instruído o processo, as chances de reverter a decisão do INSS pela via judicial e lograr êxito nos atrasados, aumentam exponencialmente.

Assista no Youtube:

Assista no Instagram: